quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Papoeira com o Mestre Tabosa, que é mestre do nosso Mestre!!


A quinta feira realmente foi muito importante para a história da capoeira de Brasília e do Brasil, a programação foi retomada no turno da tarde com a presença mais que especial de Mestre Tabosa, que iniciou a capoeira em 1964.  

Sinceramente foi um dos momentos mais importantes do evento até agora, pois Mestre Tabosa é uma referencia e lenda viva da capoeira do Brasil.
Mestre Tabosa semana passada sofreu uma lesão no tendão de aquilis e teve que passar por cirurgia, o mestre disse que havia recebido o convite de Mestre Ralil, e que tinha pensado em uma movimentação baseada nos movimentos de Mestre Bimba, as oito sequencias, mas com o tempo, podemos adaptar os ensinamentos de Bimba a nossa nova realidade, mas mantendo sempre os fundamentos da execução dos golpes.  

Trechos do depoimento de Mestre Tabosa:
“A sequencia deve ser aprendida mas pode ser desenvolvida para o novo jogo.”
“Por ser combinada as vezes as pessoas se distraem e ficam confiantes de mais e esquecem que a capoeira é um improviso que vem da mente e do corpo”

“quando você treina bastante uma sequencia, você tende a ter condicionamento físico, e o condicionamento faz com que os movimentos saiam naturalmente, seu corpo e sua mente já estão acostumados com tudo”.
“ no jogo o capoeirista quando não sabe o que fazer, dá uma meia lua de frente”

“A primeira meia lua é só um teste....Na segunda é que vem o veneno!”

“ A sequencia de Mestre Bimba eu aprendi no Senzala, mas depois fui buscar o conhecimento na Bahia”.
“ A competição é uma coisa natural do ser humano, mas quando você pode fazer da competição uma festa, aí sim dá certo!”

“Eu sempre achei a capoeira genuinamente brasileira, mas criada com contribuições africanas,”
“Já ouvi falar em rodas cantadas em outros idiomas. Não podemos perder isso nossas tradições. Fico preocupado com os Mestres e professores que estão dando aula lá fora. Já pensou o nome de um golpe em japonês, israelense??? Seria um absurdo!”  
 

Um comentário:

Fernando Rabelo de Souza disse...

E motivo de grande alegria para mim ver pessoas da minha família Capoeira, que tanto bem me fizeram a ainda fazem. Obrigado Mestre Tabosa, Mestre Ralil e Passarinho Raízes do Brasil.